
Será que o TikTok veio para ficar?
Se você gosta de assistir vídeos através das redes sociais, certamente já deve ter ouvido falar ou até mesmo usado o TikTok.
Essa rede social pertence à empresa chinesa ByteDance e é resultado da junção do app Douyin (antigo nome utilizado para o TikTok) ao Musical.ly. Apesar da sua criação ter acontecido em 2012, o TikTok passou a ganhar destaque no ano de 2019, quando foi baixado 750 milhões de vezes segundo a Sensor Tower.
Desde então, anônimos, famosos e até empresas têm utilizado a plataforma de vídeo. Mas, será que o TikTok é realmente uma rede social relevante para sua marca?
Antes de responder essa questão vamos entender um pouco mais sobre a plataforma.
O que é o TikTok?
O TikTok é um app de vídeos curtos que está disponível para celulares Android e iOS. A dinâmica do aplicativo consiste na possibilidade de visualizar, curtir, comentar, produzir, compartilhar e publicar vídeos.
Além disso, os usuários contam com a possibilidade de seguir outros usuários e interagir com os mesmos.
Em sua última atualização o TikTok trouxe uma novidade, a criação de vídeos com até 3 minutos, essa nova funcionalidade abriu um leque de oportunidades para empresas que passaram a usar o app em suas estratégias de marketing.
É possível criar uma conta comercial no app?
Sim, essa é uma das opções disponíveis na plataforma, além das contas comuns é possível criar uma conta comercial para empresas que desejam fazer parte desta rede social.
A estratégia mais utilizada por empresas ao investirem no TikTok é a de construir uma comunidade, gerando mais aproximação com o seu público e atraindo novos consumidores em potencial, no caso novos perfis.
Entre os principais benefícios das contas comerciais estão:
-
Acesso exclusivo aos recursos para profissionais;
-
Criação de uma comunidade;
-
Acompanhamento das tendências de mercado;
-
Interação e conhecimento sobre o seu público de forma inovadora;
-
Insights ideias para ações.
Prós e Contras do TikTok
Apesar das oportunidades serem interessantes, ainda assim é preciso avaliar se as estratégias de marketing da sua empresa estão alinhadas com a proposta do aplicativo. Então, antes de começar a investir na produção de vídeos, vale a pena considerar alguns pontos, como:
-
Oportunidade de investir em anúncios;
-
Faixa etária do seu público-alvo (os usuários do app estão entre os 16 e 24 anos);
-
Interesse na produção de vídeos mais descontraídos e elaborados.
O TikTok não é só dancinha
Engana-se quem acredita que o TikTok é apenas um app de dancinhas, como mostramos anteriormente, essa rede social conta com inúmeras possibilidades e pode ajudar a sua marca a conquistar destaque no mercado.
Mas, se você ainda está com dúvidas sobre essas oportunidades, não se preocupe. A seguir listamos algumas das estratégias de marketing digital mais utilizadas pelas empresas nesta rede social. Confira:
Anúncios: a plataforma disponibiliza para as contas comerciais o sistema Ads Manager do TikTok, que traz a possibilidade da criação e gerenciamento de campanhas que circulam dentro do app.
Marketing de conteúdo: esta rede social nasceu de forma quase que caseira, então os conteúdos originais ainda são o ponto forte do app.
Mas, só isso não basta. Além das criações originais, a sua equipe de marketing precisará ficar de olho nas tendências para aumentar ainda mais o engajamento e visibilidade da marca.
Marketing de influência: os brasileiros amam seguir influencers, além disso costumam comprar produtos e serviços recomendados por esses perfis. Caso seja uma estratégia interessante para sua marca, esse é um investimento que pode reverberar por um longo tempo. Então analise essa possibilidade.
Quais empresas estão no TikTok?
Conta tantas oportunidades, as empresas passaram a investir em peso na divulgação via TikTok, o que era apenas um atrativo para as pequenas empresas passou a ser uma grande vantagem para organizações de diferentes nichos e portes.
Conheça algumas das empresas que estão bombando no TikTok e atraindo a atenção de seus seguidores:
Nestlé: a marca faz o uso da redes social em seus processos seletivos de estágio e trainee, a aposta é que os candidatos se descrevam com a ajuda de músicas de uma forma mais divertida.
Magazine Luiza: à rede de lojas aposta em campanhas com parcerias com influencer e a participação da já conhecida ¨Lu¨ assistente virtual da marca.
Quinto Andar: a plataforma de vendas e aluguéis contratou 15 tiktokers para a produção de conteúdos destinados aos usuários da rede imobiliária.
Washington Post: o jornal está contando com a plataforma para aumentar o seu engajamento e ainda mostrar os seus bastidores de uma forma mais divertida e que atraia o público mais jovem.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o TikTok aproveite para avaliar se essa é uma boa estratégia para a sua marca. Ressaltamos que a app pode ser usado por qualquer empresa que se encaixe neste universo.